Saúde Total: Atos 10 (Parte 2)

Mesmo com as orientações de Levítico 11 ainda há quem entenda que no Novo testamento existem passagens que cancelam as leis levíticas e permitem o consumo de todo tipo de alimento.

Existe aqui primeiro uma questão cultural, pois o que é considerado comida muda de cultura para cultura. Na França o prato conhecido como Escargot é feito a base lesma. Existem outras regiões do mundo que é comum o consumo de carne de cachorro, ou ainda espetinho de barata. A primeira questão a ser entendida é se os textos do Novo Testamento, que são utilizados para justificarem o consumo de alimentos proibidos em Levítico 11, foram interpretados corretamente. Caso a interpretação esteja correta qual o padrão cultural é utilizado para fazer a referência da alimentação. Será que tudo o que todas as culturas consomem é purificado e se torna alimento? Se é o caso, culturas antropofágicas estariam corretas? Caso contrário qual é o padrão, já Levítico 11 foi cancelado, para o que é alimento ou não é?

Os primeiro texto que analisaremos será o de Atos 10. Neste capítulo Pedro tem uma visão muito peculiar, na qual, ele estava com fome e do céu desce um lençol com todo o tipo de animal nele. Uma voz diz a Pedro para matar e comer os animais, mas o discípulo retruca: “De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda” (At 10:14). A voz volta a falar com Pedro: “Ao que Deus purificou não consideres comum” (At 10:15). A cena teria se repedido três vezes. Por causa dessa visão muitos considera que Deus purificou todos os animais para o consumo humano.

Uma coisa que chama a atenção é que o próprio Pedro não compreende a visão imediatamente “Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão” (At 10:17). Se fosse uma simples questão de purificação dos animais que estavam no lençol Pedro não procuraria um significado para a visão, pois isso estava claro na declaração da voz.

Para entender essa questão é preciso compreender o contexto de Atos 10. O capítulo começa com um centurião romano chamado Cornélio que tem uma visão de um anjo. Na visão o anjo manda Cornélio chamar Pedro. Aqui cabe uma explicação cultural. Pedro era judeu, e era proibido para um judeu se tornar um amigo de alguém de outro povo, o judeu não poderia entrar na casa dessa pessoa, muito menos comer com ela. No imaginário judaico o relacionamento com pessoas de outros povos o contaminava.

Por causa da cultura preconceituosa de Pedro poderia haver uma dificuldade para a pregação do evangelho para pessoas que não fossem judias, mas antes mesmo dos mensageiros de Cornélio encontrarem Pedro, Deus mostrou para o discípulos o proposito divino de purificação de todos os povos. O próprio Pedro, que a princípio não entendera a visão, ao chegar na casa de Cornélio compreende o real significado da voz divina. Pedro assim interpreta a visão “Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo; por isso, uma vez chamado, vim sem vacilar” (At 10:28-29). Pedro entendeu que os animais que estavam no lençol eram símbolos que representavam pessoas. Para a pregação do evangelho Pedro não precisava se preocupar com a contaminação, pois Deus purificou as pessoas. Em nenhuma parte da Bíblia essa visão foi utilizada para dar um sentido diferente ao que Pedro interpretou.

O que se pode concluir é que a discussão de Atos 10 é a pregação do evangelho e não a alimentação de Levítico 11, assim tentar colocar uma discussão sobre alimentação em Atos 10 é forçar o texto e acrescentar significados que não existem na discussão. O verdadeiro sentido do texto é que nosso preconceito não pode servir de barreira para a pregação do evangelho. Cristo morreu por toda a humanidade, e com seu sangue Ele a purifica.

51 pensamentos em “Saúde Total: Atos 10 (Parte 2)”

  1. Aqui vemos um claro exemplo da falta de interpretação. A Bíblia não é um livro em que se pode ler apressadamente e fingir que entendeu. Ela deve ser analisada e estudada, afim de compreendermos o que lá é dito.
    Atos 10 não anula de nenhum modo o que foi dito em Levíticos 11. Na verdade a questão levantada naquele capítulo foi que por muitas vezes nos deixamos nos corromper pelo orgulho e pelo preconceito, e com isso acabamos não levando a palavra a todos aqueles que poderiam ser alcançados por ela.

    Murillo Guerra – 9° ano A

  2. Considerando o momento atual da história em que vivemos e traçando um paralelo com os textos bíblicos, devemos ter o devido discernimento de seguir os ensinamentos religiosos dentro da realidade de nossa sociedade. A questão da alimentação conforme escrituras é interpretada em diferentes formas por diferentes culturas. A leitura de Levitícios 11 deve ser feita com cuidado, o mesmo assunto é abordado em Atos 10 mas de forma diferente e com outros olhos mas os capítulos não se contradizem.

  3. o estudo da bíblia deve ser interpretado de varias maneiras diferentes no caso de atos 10 não cancela levíticos 11 pois a interpretação de pedro foi as raças e culturas que o faziam se “distanciar ” de outras pessoas que não fariam parte de sua cultura e assim não conseguir apresentar os novas pregações de Jesus e seus mandamentos assim levando a diante seus ensinamentos a toda pessoa dependente de seus costumes e culturas e atos 10 faz com que nós refletimos sobre oque deveríamos pregar a todas as pessoa independente de sua religião ou cultura seu “dever” pregar a todas as pessoa independente de raça ou religião

    Nicolas nascimento costa cruz -9B

  4. Atos 10 não anula Levíticos 11 apenas mostra que a nossa cultura não pode estar acima dos mandamentos de Deus e fala sobre ser puro ou não, e o que importa não é o que entra e sim o que sai de nós

  5. Bom, primeiro de tudo: A Bíblia não deve apenas ser lida, mas sim compreendida e analisada, temos que reservar um tempo para lermos, estudarmos e diferenciarmos cada coisa que é dita. Atos 10 NÃO anula Levíticos 11 por certos motivos. Muitas pessoas acham que certas passagens bíblicas acabam anulando outras, mas nunca é assim, pois em algumas situações o período em que se passa podem ser totalmente diferentes. Mas indo ao o que interessa:
    Em ambos os textos nos falam sobre alimentos, em Atos 10 fala sobre uma visão de Pedro, que basicamente fala que TODOS os alimentos são puros, diz que Deus ordena que “mate e coma”, mas Pedro recusa comer os alimentos, e diz que jamais um alimento impuro entrou ou entrará em sua boca.
    Como foi dito no tópico passado, o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo e a nossa mesa é o altar de Deus, devemos nos lembrar sempre dos alimentos que são permitidos, que são ditos na Bíblia, o que pode e o que não pode ser comido.
    Em Levíticos 11 é dado as restrições de Deus perante os alimentos, terrestres, aves, aquáticos. Apenas os alimentos que podem ser permitidos entrar em nosso corpo, algo saudável para nós e para Deus.
    Nós precisamos de mais tempo para analisarmos os textos, verso por verso, versículo por versículo, a Bíblia não pode apenas ser lida, também tem que ser compreendida.

    Vinícius Canadá Fernandes 9° C

  6. Atos não cancela ou anula Levíticos 11, porque no livro de atos nos indicam que nossa cultura não pode nem deve ficar acima dos mandamentos de deus,Pedro recusa o alimento que o anjo o oferecera,nós que não seguimos essa cultura ou experiência comemos de tudo,mas deveriamos comer de acordo com o que a biblia condiz,Pedro recusou os alimentos que se encontravam nos lençóis pois achara que era um símbolo que representava as pessoas e também porque ele era judeu,deus queria mostrar que nenhum ser humano era impuro mas que assim ficava ao ingerir alimentos impuros,que não tenha casco dividido,que não rumine entre outros
    Ou seja,atos não cancela nem anula Leviticos 11

    Camilla Santos 9 c

  7. Bom eu acho que Levítico 11 não foi cancelado, pois ainda vemos cristão que seguem a lei de Levítico 11

    A visão de Pedro foi uma forma de poder falar sobre o poder do nosso Deus com outras pessoas, sem ser “contaminados”. Pois o que adiantava só o povo Judeu saber do amor de Deus?
    Deus queria que mais pessoas pudessem saber do seu amor, então Ele permitiu que o “preconceito” fosse quebrado para que o Seu Nome pudesse ser falado a todas as nações.
    O cristianismo não é uma religião só para Judeus, ele e para todos.
    Eu concordo plenamente com o que o Professor Daniel Outeiro falou em sala de aula. O cristianismo não e só pra quem não é “contaminado”, pois Cristo já nos limpou de todo pecado, e nos fez novas criaturas.
    Então, eu concordo que a visão de Pedro tenha sido para que o amor de Deus fosse espalhado em cidades…

    Syanne Chmielewski 9° ano C

    1. Na minha opinião a visão de Pedro não foi sobre a permissão de Deus em liberar os animais impuros para alimentação e sim foi uma interpretação de que os judeus agora poderiam ter relacionamentos com o gentio, antigamente os judeus não falavam com os gentios pois para os judeus eles eram considerados impuros e caso um judeu se relacionasse com um gentio esse judeu ficaria impuro, e a partir dessa visão dada a Pedro por intermédio de Deus, Deus vem quebrando todo tipo impureza por parte dos judeus pelos gentios, pois o evangelho de Cristo deveria ser propagado ao mundo todo

      1. Na minha opinião a visão de Pedro não foi sobre a permissão de Deus em liberar os animais impuros para alimentação e sim foi uma interpretação de que os judeus agora poderiam ter relacionamentos com o gentio, antigamente os judeus não falavam com os gentios pois para os judeus eles eram considerados impuros e caso um judeu se relacionasse com um gentio esse judeu ficaria impuro, e a partir dessa visão dada a Pedro por intermédio de Deus, Deus vem quebrando todo tipo impureza por parte dos judeus pelos gentios, pois o evangelho de Cristo deveria ser propagado ao mundo todo

  8. A visão de Pedro em Atos 10,não tem relação a alimentação dita ser a correta em Levíticos 11.Naquela época tinha um grande preconceito entre judeus e gentios,a visão de Pedro com vários animais em um lençol ,representa que não deve haver distinção ente eles,porque para Deus eles são iguais, não importa se um tem mais leis do que outro,ou se são mais corretos.”Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”Gálatas 3:28
    Somos todos iguais perante Jesus.
    Emni da Silva 9ºC

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  10. Bom, isso fora discutido na sala um dia: “levíticos 11 foi cancelado?”

    Se não fizermos a reflexão do texto, poderíamos afirmar que sim, foi cancelado. Porém fazer isto é tirar uma conclusão precipitada do texto.

    Se pegando o contexto do texto, podemos ver que nem de perto é sobre a comida, mas sim sobre outros povos que também precisavam da palavra santa.

    Então não, não foi cancelado e nem entrou em opção na verdade.

    Gabriel Malo
    9°B

  11. Na minha opiniao Levitico 11 nao foi cancelado. Em Marcos 7:1-23 e Matheus 15:1-20 o texto é interpretado de maneira equivocada, pois estao se referindo ao pecado, e nao aos alimentos. “Oq entra na nossa boca nao é impuro, mas sim oq sai” Porque tudo que entra em nossa boca esta purificado por Deus, ja oq sai vem do coração. Nao devemos colocar nossas tradiçoes, culturas etc acima do evangelho, acima da palavra de Deus.

  12. A bíblia deve ser estudada e não lida. É inconveniente e repugnante retirar versículos da Bíblia para provar um ponto, desprezando o contexto ali inserido, a forma de lê-la, contexto histórico e a pessoa. Atos 10 é um exemplo claro disso. O capítulo incia-se com um centurião romano (oficial do exército de Roma, denominados assim pois comandavam 100 homens, sendo sua etimologia centuria, de 100), denominado Cornélio. Cornélio teve uma visão com um anjo, anjo este que mandou o centurião chamar Pedro para ensinar sobre as boas novas. Todavia, Pedro era Judeu o que inviabilizava seu convívio e interação com outros povos, pois segundo aos Judeus, estes povos os contaminavam. Pedro estava numa casa preparando uma refeição e teve um visão: Um lençol descia com todos os tipos de animais puros e impuros e Deus dizia: Pedro, mata e come. Pedro, com sua bravura responde: “De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda”. Este “comum” na frase representa os alimentos puros que, por estarem perto de imundos, são contaminados, tornando-se impuros para o consumo. O proposito da visão não era os alimentos e sim que: Eles deveriam se misturar com outros povos para espalhar a palavra de Deus, o que não os contaminariam. Pedro apenas entendeu a visão quando se sentou e comeu na casa do centurião romano. Antigamente e atualmente em países asiáticos se não todos, a rejeição de um pedido te oferecendo uma refeição é igualável a você desejar a morte à esta pessoa, demonstrando o significado do comer nestes países. Podemos ver que até hoje, grandes decisões são tomadas à mesa. Um pensamento asiático interessante é o fato de não comer com garfo e faca. Há uma certa lógica, pois eu sei aonde eu passei a minha mão, mas eu não sei quem lavou os utensílios que eu utilizo e que eu tanto confio. Essa confusão provinda de maus-caracteres com desejos imundos também podem ser observadas em I Co 10:25. No capítulo diz: “Comei de tudo quanto se vende no mercado, nada perguntando por causa da consciência.”. Lendo-o sem nenhum contexto claramente inviabilizaria o que está escrito em levítico 11, porém há contexto. Paulo não estava falando que se eu não souber a origem da carne, posso comê-la, ele estava falando sobre as carnes utilizadas como sacrifício para ídolos (esse mercado, referente no texto, era o açougue para eles). Era proibido à um judeu consumir uma carne oferecida à um templo pagão. Quando a carne era oferecida e o sacerdote do templo não conseguia comer tudo, ele a vendia ao açougue. Porém, a carne não é um produto barato, se papel não era imagine carne. A carne vendida pelo sacerdote era vendida por um preço mais baixo, pois não havia nenhum tipo de controle de segurança nela. Naquela época havia muitos pobres, e os mesmos não detinham de poder aquisitivo para a obtenção de uma carne “kosher” ou com muita proteção, o que inviabilizava esta classe da sociedade se tornar judaica. Paula discutira isto em uma assembleia, onde a igreja se juntava e discutia com diversos afins, sendo Thiago o líder. A discussão em pauta era sobre as regras impostas aos gentios, aquele que não eram judeus, pensamento este que era igual aos que romanas e gregos possuíam: quem não é romano/ grego é bárbaro. Para se tornar judeu, é necessário realizar a circuncisão; já os gregos tinham um pensamento que: qualquer mutilação ao corpo é ato bárbaro. Assim, realizar a circuncisão não convinha aos gregos. Por meio dos debates, eles chegaram numa síntese: para que um gentio se torne judeu, não era mais necessário realizar a circuncisão. Logo, havia apenas 4 imposições: Não comer carne sacrificada à ídolos; Não comer sufocada; Não alimentar-se com sangue e não ter relações ilícitas. Dessa história podemos retirar algumas conclusões: O relacionamento com o meu irmão e pregar o evangelho é mais importante do que atender meus gostos pessoais. Outros textos que precisamos ir mais a fundo para entende-los é Mateus 15:1-20 e Marcos 7:1-26 que é um mesmo acontecimento com duas visões distintas. Os textos relatam sobre um desentendimento entre Jesus, fariseus e escribas, onde os fariseus/ escribas condenaram os discípulos de Jesus por não “lavar as mãos”, quebrando as tradições. Este “lavar de mãos” era um ritual que, pingava-se uma gota no dedo, deixava escorrer pelo braço e a deixava cair. Os discípulos já estavam limpos, pois havia servos que lavavam um convidado quando o mesmo aparecia na casa de seu patrão, porém os discípulos não realizaram este ritual “da gota”. Segundo os fariseus/ escribas, os discípulos por não fazerem este ritual contaminaram a mesa. Em Marcos 7:19 diz: “Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado”. Ao dizer isto, Jesus declarou “puros” todos os alimentos.”. A palavra utilizada para alimentos no grego é βρώματα (brōmata), aparecendo 17 vezes e dentre as 3 versões da bíblia em inglês, apenas a KJV (Bíblia do Rei Jaime, uma tradução inglesa da bíblia realizada em benefício da Igreja Anglicana) traduz para carne, deixando claro a intenção do tradutor em quebrar levítico 11. Em Mateus 15:11 diz: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.” Jesus levava em consideração o contexto da situação e não contexto geral. Com esses 3 textos podemos ver como que a bíblia é manipulada e extorquida para obtenção de prazeres ou objetivos pessoais a partir de sua má interpretação ou má tradução

  13. Leviticos 11 nao foi cancelado. Matheus 15: 1-20 e Marcos 7: 1-23 por muitas vezes é mal intepretado, e dizem que acaba cancelando todas as restrições que Deus fez, mas esses versículos estão se referindo sobre o pecado. No trecho ´´O que entra na nossa boca não é impuro, pois Deus ja purificou, é impuro o que sai, pois vem do coração“ se refere totalmente ao pecado, pois palavras saídas de nossa boca vem do nosso coração, que por muitas vezes é sujo. Para entendermos esses dois versículos é extremamente necessária a meditação, e também ler o capitulo todo, porque, se mal contextualizado, e se so lermos pequenos versos, da a entender sim que esta se referindo ao alimento. A visão de Pedro também é ma interpretada, pois mostra todos animais a uma mesa, ate os proibidos, dando a entender que todos eles estavam purificados pois estavam a mesa. Mas naquela visão, Deus queria mostrar que todos os povos poderiam sim se juntar, pois todos somos cristãos. Deus nos deu tantas restricoes uanto aos alimentos, que parece que Ele queria que mesmo assim nos alimentássemos somente de uma alimentacao vegetariana.

  14. Levítico 11 não foi cancelado por nenhuma parte da bíblia.
    Em Atos 10, aborda a questão da visão que Deus mandou a Pedro para que tal pregasse o evangelho mesmo a quem não fosse judeu.
    Já em Marcos 07, trata sobre a contaminação dos homens pelos alimentos por não lavarem as mãos.
    Em nenhuma parte desses dois trechos, se prestarmos atenção à sua interpretação, a bíblia cancela Levítico 11. Então devemos continuar seguindo às instruções sobre não consumir as carnes impuras que são:
    •Coelho
    •Camelo
    •Porco
    •Águia
    •Urubu
    •Coruja
    •Cegonha
    •Morcego
    •Rato
    •Largatixa.

  15. Olha eu concordo que não devemos comer qualquer comida só a que Deus nos permitiu no levíticos 11 no atos 10 avisam de Pedro fala que não nos contaminaremos ficando perto das que comem carne de porco

  16. Atos 10 não anula Levíticos 11.
    Em ambos os textos dão a entender que falam sobre os alimentos, em Atos 10 é falado sobre a visão de Pedro, que basicamente fala que todos os alimentos são puros, Deus ordena “mate e coma”, porém Pedro recusa, e diz que jamais um alimento impuro entrou em sua boca.
    Em Levíticos 11 é dado as restrições de Deus perante os alimentos, terrestres, aves, aquáticos.
    Em Atos 10 não fala especificamente sobre alimentos e sim sobre a pregação do evangelho.
    Os textos não se anulam.

    Pedro Henrique 9°

  17. Levíticos 11 e Atos 10 falam sobre diferentes assuntos, porém se você ler superficialmente ambos os textos, você compreenderá de forma errada.
    Devemos nos aprofundar nos textos lidos, meditar e refletir para então entende-los. Ao lermos e buscar o significado verdadeiro sobre o que foi dito, acabamos entendendo o visível e não o substancial.

    Levítico 11 é inalterável.

    Sophia Lopes 9°b

  18. Bom, a nossa sociedade é pouca criativa e não reserva muito tempo ocioso para poder meditar de uma forma melhor, seja um capítulo ou um versículo bíblico. Sempre temos que levar o contexto em consideração, não podemos simplesmente ignora-lo. Em Atos 10, Pedro tem uma visão em que é permitido a Pedro comer todo 0 tipo de carne. Pedro fica intrigado e recusa o alimentos lhe oferecido pelo Senhor, mas ao mesmo tempo fica perplexo e busca entender o que aquilo significava, ele não tirou conclusões precipitadas. Resumindo, Atos 10 faz parecer que todas as comidas são puras, quando na verdade ele quer dizer que não existe homem inmundo, Atos 10 diz que devemos colocar a pregação do evangelho e a palavra de Deus acima de nossos costumes. Levíticos 11 detalha os alimentos kashers, permitidos para o nosso consumo. Se analisarmos dessa forma, fica bem mais fácil de compreender a discussão de ambos os textos e diferencia-las. Sendo assim, concluo dizendo que Atos 10 e nenhum outro livro bíblico anula Leíticos 11.

  19. Atos 10 não anula Levítico 11 porque a visão de Pedro não se refere as comidas “puras” e sim a evangelização de outros povos como exemplos os romanos, porque os judeus tinham preconceitos com outras etnias e acreditavam que seriam contaminados se entrassem em contato com elas. Deus foi contra essa ideia utilizando animais como exemplo.

  20. Em Atos 10, Deus dá uma visão para Pedro de que ele deveria comer aqueles animais que Ele mostrou na visão, pois Deus pediu para Cornelio para que chamasse Pedro para comer em sua casa . E em Levítico 11, Deus está mandando, dando uma ordem, de quais animais não poderia comer. Então pra mim ,não cancela Levítico 11.

  21. Nós, hoje, não analisamos corretamente os textos bíblicos e isso resulta a sua má compreensão.
    No capítulo de Atos 10 não há o cancelamento do que se fala em Levíticos 11.
    Em Levítico 11 trata-se de uma lei dada por Deus em questão aos alimentos permitidos e não permitidos.
    Já em Atos 10 trata-se sobre a visão de Pedro, no qual Deus mostra a ele que não deve haver/ fazer diferença entre as pessoas e não sobre alimentação.
    Sophia Mello- 9°B

  22. O texto de atos 10 não interfere no texto de Levíticos 11, pois em atos diz a respeito sobre as pessoas, mais especifico os judeus e os Gentis dizendo que Jesus não viria para salvar somente os judeus mas chamaria a todos. Os textos falam de coisas totalmente diferentes, porém há muitas pessoas que fazem uma comparação errada entres eles analisando-os incorretamente. Por isso devemos ler os textos a fundo para sabermos interpretar.

  23. Muitos pensam que alguns versículos do Novo Testamento anulam passagens biblícas do Antigo Testamento como Levítico 11 por exemplo, Alguns cristões usam passagens como Atos 10 para anular a proibição de tais animais para a refeição de Levítico 11, Mas, ao ler a passagem com seu verdadeiro contexto, descobrimos que não se trata disso, mas sim da purificação de povos, já que Pedro por ser Judeu não poderia ter qualquer relação com algúem de outro povo, mas esta visão explicava que Pedro poderia ter relação com outros povos, pois todos os povos foram purificados.
    A Biblía ao ser lida superficialmente pode causar confundimentos desse tipo, não só com esse em especifíco, mas também com vários outros, e pode gerar polêmicas que tentam anular a Biblía ou até fazer as pessoas duvidarem de seus ensinamentos.

  24. Tiago c.k 9B
    Atos 10 não anula leviticos 11 !!
    Temos que refletir e comparar bem .
    Esse assunto foi uma discussão muito trabalhada e estuda como eu vi , pois ao passar dos anos a biblia vem se mudificando cada vez mas , e assim complica cada vez mais a interpretação .

    Atos 10 resumidamente fala sobre culturas e como não devemos fazer exclusão de pessoas.

    Já em levíticos 11, fala sobre a condição de Deus e os alimentos puros e impuros que nos são dados.

  25. Atos 10 não cancela Levíticos 11. Em Atos 10 fala sobre a visão de Pedro, e que não devemos julgar os costumes das pessoas mesmo que não seja o nosso. Já em Levíticos 11 fala sobre os alimentos que podem e que não podem ser ingeridos, fala sobre os animais puros e impuros. Na minha opinião, Atos 10 não cancela Levíticos 11, eles estão falando de assuntos parecidos, porém, não o mesmo.

    Giulia S. Castella – 9B

  26. A única coisa que foi “abolida” na Bíblia por Jesus foi o ritual de sacrifício do cordeiro perfeito 2 vezes por dia, pois Ele é o Cordeiro morto na cruz por nossos pecados. As pessoas pensam que Jesus aboliu coisas do antigo testamento pois não se aprofundam e estudam sobre o assunto. Se pararmos para analisar, Atos 10 não tem o foco de que não podia e agora pode, que esse texto anulou Levíticos 11, mas sim, a visão que Pedro teve onde Deus testava ele. Temos que tomar muito cuidado para não distorcer as escrituras bíblicas pois são muito sérias e verdadeiras.

    Julia Apone 9•B

  27. A bíblia não se anula de forma alguma, pois a palavra de Deus nunca passará (mt 24:35), não acredito que atos 10 esteja a se referir aos ritos da igreja, que aos fariseus se faziam mais importantes do que o amor a Deus e aos irmãos, pois é dito a Pedro que a ninguém se deve considerar imundo.

    Atos 10 não anula a Levítico 11.

  28. Levítico 11 estabelece restrições alimentícias para todo o povo judeu, seguidas a risca pelos apóstolos e até por Jesus. A visão de Pedro parece mostrar que todos os alimentos são puros, visto que a ordem vem do próprio Deus, porém se compreendermos que o grande dilema não era a comida mas a discriminação contra outros povos, fica mais fácil entendermos o significado do capítulo e o que Deus desejava transmitir para o apóstolo.
    Pedro pregava para muitos judeus mas não deveria deixar de entrar em contato com pessoas de outras etnias e nacionalidades já que as boas novas são para todos e não para um único povo

  29. Levíticos 11 comenta sobre a orientação de Deus dada ao seu povo sobre a alimentação.
    Em atos 10, a visão de Pedro é confundida se não for analisada aos versículos anteriores.
    Atos não cancelou Levíticos 11

    1. Bom oque se pode concluir sobre é que os dois textos falam sobre coisas totalmente diferentes pois o texto de atos 10 falasobre a opiniao deles sobre Deuse levitico 11 estabelece restrições para o povo judeu ,portanto eles nao se alteram .

  30. A Lei de Levitico 11 não é alterada por Atos 10, a grande confusão feita pelas pessoas se resume em uma palavra: contexto, às vezes, as pessoas não refletem na palavra nem a estudam e por isso tomam como certo aquilo que elas mesmas acreditam que é o correto, porém, se analisarmos o contexto bem, entendemos que Levitico 11 continua valendo.

  31. O texto de Atos 10 não anula o texto de Levíticos 11, pois Atos 10 relata uma visão que Pedro teve sobre considerarmos nosso próximo puro ou impuro sendo que nesse texto, Deus fala à Pedro que Jesus já purificou todos. Já o texto de Levíticos 11 fala sobre as características dos alimentos que podemos ou não comer.
    Então, Atos 10 não anula o texto de Levíticos 11

    Anna Carollina – 9°b

  32. Nós não podemos distorcer o que atos 10 diz,pois no contexto da história de atos 10,Deus queria mostrar para Pedro que nenhum ser humano era impuro,pois era criação do próprio Deus,e não que podemos comer todo o tipo de animal
    Sendo assim,atos 10 não anula Levítico 11

  33. Atos não anula Levíticos 11, a visão de Paulo não se tratava de comida e sim de pessoas…
    Que Deus e as pessoas estão acima de qualquer cultura.
    Mas para entender isso devemos meditar na palavra e não apenas ler, mas entender o trecho com base no contexto

  34. Atos 10 não anula levíticos 11. Pois por mais que pareçam estar falando do mesmo assunto não estão.
    Levíticos 11 fala sobre a instrução dada por Deus a seu povo em questão à alimentação. Já Atos 10, fala sobre a visão de Pedro que pode ser fácilmente confundida se não analisarmos também os versículos anteriores, que cita o centurião Cornélio. Atos 10 basicamente fala sobre culturas e como não devemos fazer exclusão de pessoas.

    Mariane Eduarda Farias – 9B

  35. Atos não cancela levitico 11, as pessoas confundem por não ver o contexto do que está escrito, não devemos distorcer a Bíblia de modo algum. Temos que comer conforme o que Levitico 11 diz, próprio Deus diz que não veio abolir a lei, sendo assim nada foi cancelado.

  36. Devemos escolher, se viveremos pela cultura, ou pelo o que a Bíblia diz à respeito do o que é comida. Por exemplo, era proibido para um judeu entrar em uma casa cujo dono fosse de outro povo. Porem, Jesus nos diz para amar à todos como a ti mesmo.
    Levíticos 11, fala sobre a alimentação correta. E Atos 10, fala sobre o preconceito que acaba afastando as pessoas.

    – Alexander Cardoso – 9B

  37. Em nenhum momento da Bíblia é cancelado o que está escrito em levíticos 11, porém graças a um dos maiores problemas do século 21, o analfabetismo funcional, as pessoas tendem a não levar em consideração o contexto do texto, criando assim de várias formas destorcidas, uma maneira de anular não só levíticos 11, como também vários textos de aconselho presentes em toda a bíblia.

  38. Hoje em dia para discutirmos algo relacionado á bíblia, devemos analisar calmamente o contexto em que está situado e ao que se refere. A discussão entre Atos 10 e Levíticos 11 relata sobre duas coisas distintas e assuntos abordados diferentes, mas o que fazer nos confundirmos é a questão dos alimentos próprios e impróprios. O que realmente nos perguntamos é: “O assunto descrito em Atos 10, cancela o assunto abordado sobre a alimentação descrito em levíticos 11?”
    Em minha concepção, levíticos 11 retrata sobre algo totalmente diferente sobre aquilo que fala em Atos 10. Em Atos 10 relata que nunca devemos diferenciar, acusar ou até mesmo julgar tais pessoas por seus costumes, mesmo aqueles que nós não praticamos. Já em levíticos 11, descreve a condição de Deus sobre os alimentos puros e impuros que nos são dados, portanto o assunto abordado em Atos não cancela Levíticos 11, apenas retrata algo a mais sobre aquilo que devemos pensar sobre pessoas distintas de nós. Para mim, essa foi a discussão mais difícil de chegarmos a uma conclusão sensata.

  39. Atos 10 não cancela Levíticos 11 porque em Atos 10 diz que não devemos colocar os nossos costumes acima do evangelho, e em Levíticos 11 diz os alimentos que podem ser ingeridos e os que não podem. Então temos que analisar e não modificar o que está sendo passado na Bíblia.

    Mariana Gonzaga 9°b

  40. Em Atos 10 foi uma questão de necessidade, com isso Deus não adverte uma pessoa um alimento imundo se for uma questão de extrema importância, com um exemplo de Pedro. Em comparação de Levíticos 11 e Atos 10 creio que há apenas uma menção, de comidas não devem ser comidas e que poderão ser usufruídas só com uma extrema importância.

    Nicolas Florencio Oliveira- 9°A

  41. O texto de Atos 10 não anula Levítico 11 , porque de acordo com a visão de Pedro, ele recusou o alimento que o anjo do do seu havia oferecido, nos que não somos judeus comemos de tudo , porém nós devíamos comer de acordo com o que estava na Bíblia, Pedro recusou o alimento porque ele achou que estava no lençóis era um símbolo que representava as pessoas e também porque ele era judeu e não comia coisas que eram imundas e sim puras.

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  43. Atos 10 não anula Levíticios 11,pois no livro de Atos mostra que nossa cultura não deve estar acima dos mandamentos de Deus, então não está se referindo a alimentação,Já em Levíticios 11 o texto se refere aos tipos de alimentos que podem ser ingeridos ou não.Por isso é importante refletirmos e analisarmos o contexto para termos um bom entendimento e compreensão no que falado na Bíblia.

    Maria Vitória 9B

  44. Devemos tomar cuidado para não distorcer as verdades bíblicas, por exemplo, falar que Atos 10 anula Levíticos 11. Se meditarmos nele veremos que Deus deu essa visão a Paulo para ensinar a todos que não podemos deixar que a nossa cultura e costumes fiquem acima da pregação do evangelho, ou seja, ele não se refere a alimentação, não se anulando Levíticos 11. Esse é um exemplo de passagens que alguns acham que cancelam Levíticos 11, mas nas quais se levarmos em consideração o contexto, veremos a verdade.

    Luise Moraes Gomes- 9° B

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